O QUE VOCÊ PRECISA?

CURATIVO para fechar ferida

Sem dúvida, todo estabelecimento de saúde precisa de curativo para fechar ferida. Afinal, trata-se de um produto fundamental para os profissionais de diferentes áreas médicas. Sobretudo, o curativo é indispensável para situações de primeiros socorros e para a recuperação pós-cirúrgica. Ou seja, o produto é útil não apenas para os atendimentos mais simples, como também para os mais complexos

Portanto, o curativo é mais importante do que parece. Em geral, o dispositivo tem como objetivo auxiliar na regeneração da pele ou tecido lesionado e, ao mesmo tempo, impedir a contaminação por microrganismos no local. 

Mas quais são os tipos de curativo para fechar ferida?

Embora alguns cirurgiões ainda utilizem o ponto cirúrgico feito com linha e agulha, algumas opções inovadoras de produtos hospitalares vêm substituindo cada vez mais essa técnica. 

A seguir, veja quais são os principais curativos para fechar feridas disponíveis no mercado.

bg-grey
ponto-falso

Quer saber mais sobre nossos produtos?

Receba nosso catálogo completo.

Melhor portfolio de produtos para saúde.

pontos cirúrgicos com grampos

A saber, os grampos são opções que funcionam principalmente em regiões mais espessas e com movimentos constantes, como a barriga ou o intestino. Geralmente, são feitos em plástico absorvível ou aço inoxidável e titânio, não absorvíveis. Assim, a única vantagem é que apresenta mais força para juntar os tecidos. Em contrapartida, apresenta uma cicatrização mais grosseira, na medida em que apenas os grampos superficiais são retirados. Sem contar, que existe uma possibilidade maior de risco de infecção no local.

pontos cirúrgicos com cola

Nesse sentido, existem também os pontos com cola cirúrgica. A saber, a substância começa a agir no momento em que o material encosta na pele. Em outras palavras, já no primeiro contato ela se solidifica e começa a atuar, adaptando-se à superfície e selando o corte. Assim, existe a cola orgânica (geralmente feita de proteína bovina) e a sintética (similar ao Super Bonder). No primeiro caso, a cola é mais usada para cortes na pele. Em contrapartida, a sintética é mais indicada para órgãos grossos, como baço e fígado. Entretanto, essa alternativa é mais cara e não funciona totalmente em todos os tecidos. Ou seja, a eficácia não é garantida.

pontos cirúrgicos com adesivo

Com certeza, o adesivo para ponto cirúrgico é uma das inovações mais eficientes que surgiram para substituir os pontos tradicionais. Aqui, o fechamento da ferida na pele é feito de forma menos invasiva e dolorosa. Também, o adesivo é rápido de aplicar, fácil de usar e gera menos cicatrizes. A saber, a sutura é feita com um material colante, que permite fechar não só as feridas superficiais, mas também as feridas mais agudas. Por exemplo, as cirúrgicas e laceradas. Além disso, pode-se usar o adesivo combinando com outros procedimentos, como a sutura subcutânea e o próprio ponto cirúrgico tradicional. Nesses casos, ele atua garantindo alívio e conforto para o paciente, bem como uma cicatrização mais eficiente.

Sequa HOLD: o melhor curativo para fechar ferida?

Isto posto, o Sequa Hold é um curativo para fechar ferida que permite um fechamento não invasivo e, ao mesmo tempo, garante uma cicatrização mais rápida e segura. Também, o produto:

  • Reduz o trauma tecidual;
  • Garante mais conforto e bem-estar para o paciente;
  • Apresenta boa duração durante a recuperação;
  • Deixa o corte menos visível e exposto;
  • É esteticamente mais interessante;
  • Reduz o tempo dedicado para a sutura;
  • Otimiza o tempo da cirurgia.

Com certeza, é um dispositivo extremamente versátil e pode ser benéfico para várias aplicações. Por exemplo, em cirurgias:

  • Emergenciais;
  • Ortopédicas;
  • Cardíacas;
  • Abdominoplastia.

Dentre outras.

É possível trocar a sutura tradicional pelo curativo para fechar ferida?

Com certeza, é totalmente possível trocar a sutura feita com fio e agulha, pelo curativo para fechar ferida. Afinal de contas, esse produto exerce o mesmo papel das suturas tradicionais: fechar o local e auxiliar na recuperação do paciente.

Inclusive, o curativo é mais seguro asséptico, a fim de evitar contaminações. Afinal, o produto fecha totalmente as bordas da pele, impedindo a entrada de bactérias e microorganismos. Também, esse dispositivo é feito com um material colante. Logo, dispensa o uso de materiais como agulha ou outros acessórios de metal, que podem estar contaminados

Enfim, vale lembrar que as suturas tradicionais exigem um cuidado maior durante a recuperação da pele. Não apenas em relação à higiene, mas também quanto à abertura dos pontos. Além de causar hemorragia, esse fator pode retardar o tempo de regeneração do local. 

Por isso, a maioria dos cirurgiões utilizam dispositivos colantes. Dessa forma, é possível fechar a pele de forma segura e evitar complicações durante a recuperação. Principalmente, de maneira confortável e menos dolorosa.

quando usar o curativo para fechar ferida?

Certamente, muitos hospitais e clínicas usam o curativo para fechar ferida, no momento dos atendimentos. Na maioria das vezes, o dispositivo é útil após procedimentos cirúrgicos ou em lesões em que houve cortes na pele. 

Inclusive, cada vez mais cirurgiões utilizam e recomendam esse curativo colante. Visto que ele permite um fechamento seguro e limpo para a ferida. Também, porque o dispositivo não é invasivo. Assim, garante que a pele não sofra ainda mais traumas no momento da sutura. 

Enfim, o curativo para fechar ferida é extremamente versátil e funcional para diversas aplicações. A seguir, confira as principais indicações de uso deste produto:

  • Cortes superficiais;
  • Cirurgias minimamente invasivas;
  • Incisões não profundas;
  • Machucados;
  • Para complementar a sutura tradicional.

Aliás, pode-se usar esse produto como curativo secundário, junto com a sutura subcutânea em casos de ferimentos profundos ou após pontos cirúrgicos mais complexos

Inclusive, o dispositivo ponto falso é bastante recomendado para uso em crianças. Afinal, é um método indolor e de rápida aplicação. Sem contar que, normalmente, os ferimentos ou cirurgias nesses pacientes são menos complexos. Dessa forma, o curativo consegue suprir as necessidades de cicatrização da pele com eficácia.

importadora de produtos hospitalares em Rondônia
bg-grey

Como utilizar o curativo para fechar ferida corretamente?

Em primeiro lugar, é importante aplicar os curativos sobre a pele limpa e seca. Sobretudo, ele é colado na borda da ferida, para impedir a disseminação de microrganismos e bactérias. 

Inclusive, por se tratar de um produto adesivo, a aplicação é simples e prática:

  • O primeiro passo é realizar a assepsia do local com água fria;
  • Em seguida, é preciso lavar a pele em volta da ferida, garantindo limpeza em toda a parte machucada;
  • Depois, é necessário secar o local sem esfregar;
  • Antes de aplicar o produto, é preciso fechar a pele, pressionando as bordas uma contra a outra;
  • Por fim, aplicar o adesivo sobre o local.

Curativo para fechar ferida você encontra na MEM Cirúrgica!

A saber, a MEM Cirúrgica nasceu com o propósito de oferecer ao mercado médico-hospitalar os melhores produtos cirúrgicos. Por isso, trabalhamos com base nas Boas Práticas de Fabricação de Produtos para a Saúde e conforme as regras da ANVISA. Dessa forma, nos certificamos em importar e oferecer aos nossos clientes apenas produtos de ponta.

Além do Sequa Hold, temos disponíveis outros materiais cirúrgicos essenciais para os profissionais que atuam nas mais diferentes especialidades médicas.

Acesse aqui para baixar o nosso catálogo completo agora mesmo!

 

bg-grey