PRODUTOS

Canetas Marcadoras Cirúrgicas

O que são as canetas marcadoras cirúrgicas e para que servem?

Em linhas gerais, a demarcação do sítio cirúrgico tem como objetivo reduzir erros durante o procedimento. Para isso, utilizam-se acessórios de marcação, como as canetas marcadoras cirúrgicas.

Em geral, com o paciente acordado e consciente, o médico identifica o local da intervenção. Inclusive, em alguns casos, o paciente deve confirmar a marcação. Sobretudo em casos estéticos. Em seguida, encaminham-se para o local da cirurgia.

Quer saber mais sobre nossos produtos?

Receba nosso catálogo de Canetas Marcadoras Cirúrgicas.

Melhor portfolio de produtos para saúde.

MUITO MAIS QUE SIMPLES CANETAS

Entretanto, as canetas marcadoras não são qualquer caneta que usamos para delimitar áreas a operar. Pelo contrário, tratam-se de materiais cirúrgicos, projetados para uso hospitalar.

Primeiro, porque precisam fornecer um traço preciso e confiável, que se mantenha por um tempo prolongado. Inclusive, depois de entrarem em contato com produtos químicos comuns ao campo cirúrgico.

Segundo, elas devem ser atóxicas e de uso único. Com isso, garantem a segurança do paciente que, em muitos casos, já se encontra debilitado.

Hoje, existem diversos modelos disponíveis no mercado, com variadas pigmentações. Além disso, diferentes tipos de pontas, que se adequam ao tipo de procedimento. Com isso, o médico cirurgião tem maior versatilidade.

Portanto, na hora de comprar canetas marcadoras cirúrgicas, é preciso considerar qual cirurgia será realizada. Bem como o que se espera do uso e qual modelo irá entregar mais conforto para médico e paciente.

bg-grey

Tipos de canetas marcadoras cirúrgicas

Canetas Estéreis

Em suma, as canetas cirúrgicas estéreis possuem embalagem individual esterilizada. Além disso, podem acompanhar etiquetas, bem como régua de 15 cm que torna a uma marcação mais exata. Além disso, elas são de uso único, atóxicas e não contém látex

Portanto, elas são uma solução de alta qualidade para os cirurgiões. Afinal, este tipo é conhecido pela resistência, versatilidade de pontas e confiabilidade na aplicação.

Canetas não estéreis

Além da caneta cirúrgica estéril, há os marcadores não estéreis. Ou seja, a sua embalagem individual não é esterilizada. Também têm uso na marcação pré-operatória do sítio cirúrgico. Mas, são fornecidas apenas com ponta regular.

Onde usar canetas marcadoras cirúrgicas: principais procedimentos

Como parte do protocolo internacional de conduta para cirurgia segura, as demarcações são cruciais para garantir que a cirurgia aconteça no local correto. Assim, o médico deve demarcar a lateralidade (direita ou esquerda), além de estruturas e níveis.

Embora as canetas marcadoras sejam importantes em diversos procedimentos, são conhecidas pelo uso em cirurgias plásticas. Mas, a depender do modelo e tipo, elas também são úteis em outros procedimentos, tais como:

  • Marcação facial;
  • Procedimentos ortopédicos;
  • Procedimento de coluna;
  • Procedimentos de Cirurgia Plástica que incluem marcação extensiva (ou seja, lista de mamas, abdominoplastia, etc.);
  • Procedimentos cirúrgicos para fins estéticos em geral;
  • Lipoaspiração, entre outros.

Vantagens de utilizar as canetas marcadoras cirúrgicas

Além de reduzirem os erros durante o procedimento cirúrgico, as canetas marcadoras cirúrgicas podem trazer ainda mais vantagens ao médico cirurgião. Por exemplo:

  • Resistência ao uso;
  • Traço altamente preciso e confiável;
  • Tempo longo de fixação, mesmo após realizar os procedimentos pré-cirúrgicos;
  • Resistência à aplicação da solução preparatória pré-operatória;
  • Pode ser utilizado em ângulos diferentes, a depender do tipo de traço desejado;
  • O desenho da ponta possibilita a criação de diferentes tracejados, por exemplo, finos ou grossos.

Você já conhece a caneta
na cor violeta genciana?

Em suma, a violeta genciana é um corante que possui agente antisséptico e antimicótico, capaz de identificar bactérias. Além disso, com sua função de bacteriostática e bactericida, ele também destrói e inibe o crescimento de bactérias e possui ação fungicida. Por isso, esse corante é amplamente utilizado em hospitais para tratamento de lesões da pele.

Assim, a caneta marcadora violeta genciana possui a tecnologia da Violeta de Genciana. Com isso, agrega atributos e vantagens na aplicação e são atóxicas e livres de látex. Também são altamente resistentes e garantem um traço preciso, que se mantém por longo período.

Por fim, os modelos do tipo estéreis possuem ponta fina ou regular, e acompanham etiquetas e régua de 15 cm milimetrada e flexível, para auxiliar a marcação. Já no caso das não estéreis, possuem apenas a opção de ponta regular.

 

A importância da garantia de procedência da caneta marcadora

Logo, para garantir a confiabilidade, os materiais cirúrgicos, como as canetas marcadoras, são produzidos sob um rigoroso controle de qualidade. Para isso, devem possuir registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

O que considerar na hora de escolher uma caneta marcadora cirúrgica?

Atualmente, há no mercado uma ampla variedade de modelos de canecas marcadoras cirúrgicas disponíveis. De fato, há diversas cores, tipos de pontas, marcas e etc. Mas, em meio a tantas opções, o que considerar na hora de escolher a caneta marcadora ideal?

Primeiro, é preciso considerar o tipo de procedimento e preferência do médico cirurgião. Portanto, ele é a pessoa adequada para determinar o modelo ideal para realizar o traço mais preciso. Além disso, o profissional precisa se assegurar de que o paciente não apresente reação adversa (como alergias). Embora seja raro, esse é um aspecto que deve ser verificado.

Então, abaixo listamos os atributos indispensáveis que devem ser considerados na escolha de uma caneta marcadora cirúrgica.

Logo, preste atenção para
que a caneta escolhida seja:

Atóxica, ou seja, livre de substâncias tóxicas;

Possua registro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Altamente higiênica;

Preferencialmente livres de látex;

Design moderno, sofisticado e eficiente;

Ofereça traços precisos e confiáveis;

Durabilidade da tinta, para que marcas corretas permaneçam durante a intervenção cirúrgica;

Fabricada em conformidade com as boas práticas para o setor da saúde.

Logo, para garantir que a caneta cirúrgica atenda a todos estes atributos, é necessário um fornecedor de materiais cirúrgicos que assegure a confiabilidade do produto. Dessa forma, é possível obter a qualidade e garantia do produto com preço equivalente aos benefícios.