Atualmente, a sutura adesiva é a melhor opção para o fechamento e cicatrização de feridas agudas. Não só para aquelas causadas por incisões cirúrgicas, mas também para quando são provocadas por lacerações da pele.
O que é a sutura adesiva e para que serve?
Em contrapartida à sutura tradicional, feita com agulha e fio, a sutura adesiva permite o fechamento rápido e indolor da pele. Assim, traz mais conforto ao paciente e praticidade ao médico. Por isso, cada vez mais os cirurgiões de diferentes especialidades têm preferido o curativo para ferida cirúrgica.
Ademais, essa forma moderna de sutura é totalmente estéril e segura. Além de evitar a infecção no local operado, promove um excelente resultado estético. Afinal, o adesivo não deixa cicatrizes agudas ou traumas.
Quando a sutura adesiva é necessária?
Com certeza, em procedimentos cirúrgicos onde há a necessidade de realizar uma incisão no tecido cutâneo, o paciente se torna vulnerável a diversas complicações. Por exemplo:
- Contaminações causadas por bactérias;
- Inflamações no corte;
- Infecções na região;
- Problemas na cicatrização.
Sobretudo, em caso de feridas causadas por acidentes, os riscos são ainda maiores. Afinal de contas, a pele lacerada pode entrar em contato com agentes externos químicos ou físicos, e sofrer contaminações ou traumas mais graves. Então, nesses casos, utilizar o adesivo é fundamental para diminuir os riscos de complicações e garantir a segurança do paciente.
Mas quais são as características de uma ferida?
A saber, uma ferida é definida como qualquer lesão que interrompa a continuidade do tecido cutâneo. Assim, pode atingir diferentes camadas da pele. Ou seja, a epiderme, a derme, a fáscia muscular e até mesmo expor estruturas profundas.
No entanto, essas lesões podem ser classificadas de diferentes formas. Por exemplo, quanto à causa, ao nível de contaminação, ao tempo de cicatrização, ao grau de abertura e ao tempo de duração. Com certeza, essas características são levadas em consideração no momento de definir o tratamento ideal. Isto é, que garanta uma cicatrização saudável e confortável para a pele.
A seguir, veja mais sobre cada um:
Causas
– Cirúrgicas: são feridas intencionais, devido a uma incisão, excisão ou punção;
– Traumáticas: feridas acidentais, provocadas por um agente mecânico, químico ou físico;
– Ulcerativas: feridas formadas por necrose, resultantes de traumatismo ou patologias.
Nível de contaminação
– Limpas: em condições assépticas, sem micro-organismos;
– Limpas contaminadas: quando o tempo entre o trauma e o atendimento é inferior a 6 horas e não há contaminação significativa;
– Contaminadas: quando o tempo entre o trauma e o atendimento ultrapassa 6 horas;
– Infectadas: caracterizadas pela presença de agente infeccioso no local e com intensa reação inflamatória.
Tipo de cicatrização
– Por primeira intenção: feridas fechadas cirurgicamente;
– Por segunda intenção: feridas em que há perda de tecidos e as bordas da pele ficam distantes;
– Terceira intenção: feridas corrigidas cirurgicamente após a formação de tecido de granulação.
Grau de abertura
– Abertas: feridas em que as bordas da pele estão afastadas;
– Fechadas: feridas em que as bordas da pele estão justapostas.
Tempo de duração
– Agudas: quando são feridas recentes;
– Crônicas: são as feridas que têm um tempo de cicatrização maior que o esperado.
Por que a sutura adesiva é a melhor opção para a cicatrização da pele?
Sem dúvida, a sutura adesiva é a opção mais moderna e eficiente para a recuperação da pele. Primeiro, porque esse é um método totalmente não invasivo. Logo, os riscos de inflamações são menores, e as chances de obter uma cicatrização precoce e bem-sucedida são bem maiores.
Além disso, diferente dos pontos tradicionais, a sutura adesiva é indolor. Assim, há muito mais conforto ao paciente, que não precisa sofrer com a passagem do fio e da agulha no local operado.
Por fim, a sutura adesiva reduz o trauma tecidual. Então, é possível estimular o melhor fechamento da pele, e ao mesmo tempo minimizar as cicatrizes.
Vantagens da sutura adesiva SEQUA HOLD:
Então, como você percebeu, a sutura adesiva é a melhor alternativa para substituir os pontos cirúrgicos. Dentre as opções disponíveis no mercado, com certeza o Sequa Hold se destaca!
Sobretudo, esse dispositivo permite desde o fechamento de feridas pequenas, até incisões cirúrgicas mais difíceis. Agora, confira as principais vantagens do Sequa Hold:
- Dispositivo moderno e seguro;
- Aplicação simples e rápida, otimizando o tempo da cirurgia;
- Método indolor, que promove mais conforto ao paciente;
- Agiliza a cicatrização da pele, eliminando fatores que possam retardá-la;
- Previne infecções e contaminações;
- Deixa o corte menos visível e exposto.
Como aplicar a sutura adesiva?
Sem dúvida, o modo de aplicação é bastante fácil e rápido. A saber, ele acontece da seguinte forma:
- Primeiro, a pele deve ser higienizada e seca, inclusive ao redor da ferida;
- Em seguida, a sutura adesiva deve ser colocada de forma que as duas partes adesivas se encaixem nos dois lados da ferida;
- Então, os fechos devem ser apertados com cuidado para aproximar as bordas e promover a sutura;
- Por fim, um curativo deve ser aplicado sobre a sutura para que o local fique protegido.
Decerto, é muito importante seguir o passo a passo da aplicação a fim de que o dispositivo realmente traga todos os benefícios esperados.
Clique aqui e baixe agora mesmo o manual do Sequa Hold completo!
ONDE COMPRAR SUTURA ADESIVA?
Aqui na MEM Cirúrgica você encontra a sutura adesiva SEQUA Hold. Também, inúmeros outros produtos hospitalares essenciais para profissionais de diferentes especialidades médicas.
Sem dúvida, nossa missão é oferecer ao mercado médico-hospitalar os produtos cirúrgicos da mais alta qualidade e com garantia de segurança. Para isso, trabalhamos com materiais criados com base nas Boas Práticas de Fabricação de Produtos para a Saúde, e seguindo todas as regras da ANVISA.
Clique aqui para falar com um de nossos consultores e venha fazer um orçamento de sutura adesiva agora mesmo!