O QUE VOCÊ PRECISA?

GARROTE PNEUMÁTICO

Também conhecido como torniquete, o garrote pneumático é um equipamento essencial durante as cirurgias, especialmente as ortopédicas. Além de diminuir a quantidade de sangue na região operada, ele permite uma visualização da área, trazendo mais precisão e agilidade ao profissional.

Então, veja mais informações sobre o garrote pneumático: aplicação, vantagens e onde comprar o equipamento!

VANTAGENS DE UTILIZAR O GARROTE PNEUMÁTICO:

Embora o garrote pneumático seja utilizado sobretudo em cirurgias de membros, ele também pode salvar vidas durante inúmeros outros procedimentos.

A seguir, veja as principais vantagens desse equipamento:

    • Facilita as intervenções cirúrgicas;
    • Reduz os riscos provocados por gangrenas;
    • Operacionalização simples;
    • Tem estrutura compacta, leve e fácil de manusear;
    • Fácil de ser transportado;
    • Ótimo custo-benefício, com baixa manutenção;
    • Capaz de conter hemorragias graves.
bg-grey

Quer saber mais sobre nossos produtos?

Receba nosso catálogo completo.

Melhor portfolio de produtos para saúde.

O garrote: importante avanço para a medicina

Embora não existam registros exatos sobre o surgimento do garrote, o primeiro relato do uso do torniquete é de 1674, durante a guerra franco-holandesa. Depois disso, o dispositivo passou a ser utilizado com frequência nos campos de batalha. Afinal, era considerado um equipamento de urgência para conter hemorragias e salvar a vida dos soldados.

Já, em 1800 o garrote era utilizado nas cirurgias a fim de reduzir as mortes por hemorragias. Aliás, as amputações de membros utilizando o garrote eram um dos procedimentos mais comuns na época. Assim como a retirada de pedras nos rins ou na bexiga.

Nesses casos, os torniquetes eram extremamente artesanais e improvisados. Basicamente, eram feitos com um pedaço de tecido, que era amarrado fortemente, próximo às lesões que causavam grandes sangramentos.

bg-grey
Design sem nome - 2022-07-28T121829.664

Tipos de garrote

De maneira geral, existem três tipos principais de garrotes: manual, pneumático e eletrônico. Inclusive, é essencial saber as diferenças entre eles, a fim de encontrar o mais adequado de acordo com cada finalidade:

Garrote manual

Essa é uma evolução do torniquete tradicional. Portanto, é recomendado principalmente para atendimento de hemorragias menos complexas. Ou seja, em situações ambulatoriais. Afinal, o acionamento é feito por bombeamento. Assim, esse modelo costuma ser leve, portátil e compacto.

Garrote pneumático

De maneira geral, o garrote pneumático funciona através de ar comprimido. Assim, pode ser tanto com a rede de ar comprimido do hospital, quanto de ar comprimido de cilindros. Aliás, os processos de controle e manutenção da pressão costumam ser bastante semelhantes ao garrote eletrônico!

Garrote eletrônico

Por fim, o garrote eletrônico é um equipamento tecnológico, que possui recursos mais precisos para acompanhamento e controle da pressão. Afinal de contas, é possível automatizar o seu funcionamento. Por isso, o garrote eletrônico é indicado para procedimentos cirúrgicos mais complexos e demorados. A saber, o garrote eletrônico funciona com conexão via rede elétrica. Ou ainda, com bateria, o que viabiliza a utilização do equipamento durante falta de energia ou durante deslocamento do paciente entre um local e outro.

Qual é o garrote ideal?

Na verdade, para escolher o modelo mais adequado é preciso considerar fatores como:

  • Procedimentos mais realizados no hospital;
  • Orçamento da instituição;
  • Necessidades dos cirurgiões;
  • Especialidades atendidas.

Entretanto, se o hospital tem uma grande demanda por cirurgias que exigem o uso do equipamento (como as ortopédicas), com certeza o ideal é o garrote pneumático ou eletrônico

Afinal, não só o garrote eletrônico, mas também o pneumático permitem mais precisão na leitura da pressão e estabilidade no estancamento do sangue ou medicação. Além disso, são mais resistentes e potentes em comparação ao garrote manual. Logo, tornam os procedimentos mais ágeis, assertivos e minimizam os erros.

GARROTE PNEUMÁTICO COM
MELHOR CUSTO BENEFÍCIO:

Existem diversos modelos do produto no mercado, o que influencia diretamente ao avaliar o preço do garrote pneumático. Os modelos com o melhor custo-benefício são compostos de:

  • Manômetro;
  • Bomba;
  • Manguito;
  • Alavanca;
  • Válvula de escape;
  • Adaptador de conexão do tubo (macho);
  • Adaptador de conexão do tubo (fêmea);
  • Clipe do manômetro.

CUIDADOS COM O GARROTE PNEUMÁTICO

O emprego do garrote pneumático em procedimentos cirúrgicos, especialmente os ortopédicos, é fundamental para melhorar a visualização da área operada, o que reduz o tempo das cirurgias.

No entanto, é preciso fazer o uso correto e cuidadoso do dispositivo para que não comprometa a função, a força e a perimetria dos membros.

Além disso, ao utilizar o garrote pneumático, é preciso atentar para a limpeza do produto. Também é preciso sempre testar o produto antes do uso

Por último, recomenda-se a aquisição do produto com um fornecedor que tenha ampla expertise na prestação de serviços de assistência técnica, para que o garrote pneumático proporcione a eficiência e a segurança necessárias,

Garrote pneumático para Cirurgias ortopédicas

Com certeza, quando falamos em cirurgias ortopédicas o garrote pneumático é um equipamento essencial!  Afinal, ele tem como objetivo diminuir a propagação de sangue durante o procedimento. Para isso, ele funciona com regulagem e estabilidade da pressão, seja na perna ou no braço do paciente.

Enfim, o equipamento agiliza o procedimento e proporciona ao cirurgião uma visualização melhor da área que está sendo cortada.

bg-grey
Design sem nome - 2022-07-28T132732.566

Onde comprar garrote pneumático

Certamente, para que o garrote proporcione todas essas vantagens é fundamental considerar a procedência do produto. Ou seja, é preciso que o fornecedor siga todos os critérios de segurança. Não só os protocolos sugeridos pela Anvisa, mas também as Boas Práticas de Fabricação dos produtos para saúde.

Então, se você está precisando comprar garrote pneumático, clique aqui para entrar em contato com a MEM Cirúrgica! Decerto, somos referência no fornecimento de materiais médico-hospitalares, trazendo mais segurança e qualidade para os procedimentos de diferentes especialidades médicas.