A saber, o adesivo ponto cirúrgico é um dispositivo estéril que substitui a sutura e a cola cirúrgica. Assim, é uma moderna tecnologia para o fechamento de feridas agudas, como as incisões cirúrgicas e as lacerações.
Sobretudo, o adesivo ponto cirúrgico foi criado para estimular o fechamento da pele. Por isso, acelera o processo de cicatrização e reduz as cicatrizes. Também o produto pode ser utilizado em conjunto com suturas de pele em grandes feridas.
VANTAGENS DE UTILIZAR O ADESIVO PONTO FALSO:
- Fechamento precoce de grande parte das feridas agudas;
- Fechamento não invasivo;
- Redução do trauma tecidual;
- Maior conforto do paciente durante a recuperação;
- Facilidade na utilização;
- Rapidez para a aplicação do produto;
- Sem necessidade de suturas.
SUTURAS: UM AVANÇO PARA A SAÚDE DA HUMANIDADE
A saber, os primeiros relatos sobre procedimentos realizados para o fechamento de feridas são do ano 1100 a.C., no Egito Antigo. Nessa época, era utilizado o ferro em brasa para a cauterização das feridas.
Mais tarde, fios como barbantes já eram utilizados como suturas. Porém, tudo era feito de forma não asséptica, o que aumentava as chances de infecções e complicações.
Somente em 1865, o cirurgião inglês Joseph Lister introduziu a antissepsia, a partir de fundamentos científicos, para o tratamento de ferimentos e realização de operações. Além de difundir o uso do ácido carbólico nas feridas e sobre os curativos, Lister também desenvolveu as suturas absorvíveis estéreis.
Assim, com o passar dos anos, o aprimoramento dos materiais utilizados para sutura levou à criação de diferentes tipos de fios e outros acessórios modernos. Hoje, as suturas adesivas, como o dispositivo ponto falso trazem ainda mais praticidade para os cirurgiões e reduzem as contaminações.
FASES DA CICATRIZAÇÃO DA PELE
Decerto, a cicatrização da pele é um processo complexo, que envolve componentes celulares e bioquímicos. Sobretudo, tem como função restaurar a função e as estruturas dos tecidos. Portanto, ela envolve três fases principais:
FASE INFLAMATÓRIA
A saber, essa fase inicia no exato momento da lesão, e dura cerca de 3 dias. Assim, nesse momento, o dano no tecido desencadeia todo o processo de restauração do local. Primeiro, o corpo ativa o processo de coagulação e uma rede de fibrina para tentar impedir a contaminação da ferida. Por isso, surgem os sintomas da inflamação: dor local, inchaço, calor e vermelhidão.
FASE PROLIFERATIVA
Por outro lado, a fase proliferativa é a fase da regeneração, que pode durar entre 5 e 20 dias. Aqui, ocorre a proliferação de fibroblastos, que originam a “fibroplastia”. Ou seja, as células se proliferam a fim de formar o tecido de granulação. Então, ao final da fase proliferativa a ferida está recoberta com esse tecido e pronta para iniciar o processo de regeneração.
FASE DE MATURAÇÃO
Por fim, a última fase do processo de cicatrização é a fase de maturação ou reparo. Decerto, ela pode durar até 3 meses ou mais! Aqui, a vascularização do tecido é diminuída, permitindo que ele seja remodelado. Assim, as fibras são alinhadas a fim de aumentar o aspecto da cicatriz. Enfim, nessa fase a cicatriz altera de forma progressiva a tonalidade, passando de vermelho escuro para rosa claro.
ADESIVO PONTO CIRÚRGICO E OUTRAS INOVAÇÕES PARA O FECHAMENTO DE FERIDAS
Embora alguns cirurgiões ainda prefiram realizar o ponto cirúrgico com linha e agulha, as inovações dos produtos hospitalares vêm substituindo cada vez mais essa técnica “à moda antiga”.
Hoje, os pontos cirúrgicos são feitos por meio de técnicas que surgiram para trazer mais segurança e praticidade para o processo. Por exemplo:
- Pontos cirúrgicos com grampos;
- Pontos cirúrgicos com cola;
- Pontos cirúrgicos com adesivos.
PONTOS CIRÚRGICOS COM ADESIVO
Com certeza, o adesivo ponto cirúrgico é uma das inovações mais eficientes para substituir os pontos tradicionais. Aqui, o fechamento da ferida na pele é feito de forma menos invasiva e dolorosa.
Sobretudo por permitir o rápido fechamento das feridas, o adesivo ponto cirúrgico reduz o risco de infecções. Além disso, o material colante permite fechar não só as feridas mais superficiais, mas também as feridas mais agudas. Por exemplo, as cirúrgicas e laceradas. Também pode ser utilizado em feridas irregulares, não importa a dimensão.
Por fim, é permitido o uso do adesivo ponto cirúrgico em pronto socorro. Aliás, é um material rápido de aplicar e muito fácil de usar.
Além disso o adesivo pode ser utilizado combinado com outros procedimentos, como a sutura subcutânea e o próprio ponto cirúrgico. Nesses casos, ele atua garantindo alívio e conforto para o paciente.
ADESIVO PONTO CIRÚRGICO SEQUA HOLD
Aqui na MEM Cirúrgica trabalhamos com o Sequa Hold, um curativo para ferida cirúrgica não invasivo, que garante uma cicatrização mais rápida e segura.
Também, o produto:
- Fechamento não-invasivo da ferida;
- Mais conforto e menos dor para o paciente;
- Boa duração durante a recuperação;
- Cicatrização mais rápida e cicatrizes reduzidas;
- Aplicação fácil e em menor tempo que a sutura;
- Otimiza o tempo da cirurgia.
Agora, clique abaixo para saber mais sobre esse dispositivo extremamente versátil, que pode ser benéfico para várias aplicações.
ADESIVO PONTO CIRÚRGICO VOCÊ ENCONTRA NA MEM CIRÚRGICA!
A MEM Cirúrgica nasceu com o propósito de oferecer ao mercado médico-hospitalar a mais alta qualidade de produtos cirúrgicos. Por isso, trabalhamos com materiais criados com base nas Boas Práticas de Fabricação de Produtos para a Saúde, e conforme as regras da ANVISA.
Além do Sequa Hold, temos disponíveis outros produtos cirúrgicos que são essenciais para os profissionais que atuam em diferentes especialidades médicas. Acesse aqui para baixar o nosso catálogo completo agora mesmo!